O alívio que o treinador Roberto Fonseca mencionou que o grupo abecedista sentiu após a realização da 17ª rodada da Série C do Brasileiro tem um motivo específico. A equipe, que ainda não garantiu matematicamente a permanência na competição do próximo ano e possui um risco de rebaixamento avaliado em 9,7%, pode garantir a vaga até com um empate diante do Caxias no próximo domingo (18).
Os sites de simulação da rodada apontam que, chegando a 20 pontos (empate diante do Caxias) e com derrotas de Sampaio Corrêa para o Ypiranga, no Rio Grande do Sul, o empate ou vitória do Náutico diante do Ferroviário, mais uma vitória do CSA contra o Aparecidense, em Goiás, o clube potiguar estaria livre de qualquer risco de rebaixamento e iria para a última rodada da primeira fase para fazer um jogo “festivo” contra o Aparecidense, no Frasqueirão.
Mesmo se tudo der errado e a equipe perder em Caxias do Sul, a salvação ainda será possível com o mesmo empate na última rodada. No caso do Alvinegro, podemos dizer que a equipe só poderá cair se ficar nos 19 pontos. As projeções apontam que, chegando ao vigésimo ponto, a equipe comandada por Roberto Fernandes passaria no mínimo na 15ª colocação.
Pelo site Chance de Gol, com 20 pontos, um clube possui 90% de chance de não cair. Porém, algumas simulações mostram que o primeiro rebaixado poderá atingir essa marca e perder a classificação nos critérios de desempate.
Este confronto pela 18ª rodada da competição será outro daqueles considerados complicados, uma vez que o time gaúcho necessita vencer e possui o sétimo melhor aproveitamento como mandante dentro da Série C. Dos 24 pontos disputados no estádio Centenário, ele obteve 16, numa campanha com 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Por sua vez, como visitante, o ABC possui o 11º aproveitamento, com oito pontos em oito partidas, mas tendo vencido apenas uma partida até aqui (4 x 0 no Ferroviário, no Ceará, no dia 19 de maio). Nos últimos cinco confrontos realizados na casa dos adversários, o Alvinegro perdeu apenas para o Botafogo-PB, que lidera a competição. Os dois últimos encontros entre as duas equipes também foram favoráveis aos potiguares, que na Série D de 2021, empataram o confronto em Caxias do Sul por 0 a 0 e bateram os gaúchos, em Natal, no jogo de acesso para a Série C por 3 a 0.
À beira da zona de rebaixamento, o único resultado que será considerado trágico para o Caxias será a derrota. Mas os donos da casa sabem que necessitam dos três pontos, porque em caso de algum tropeço, a situação vai complicar, uma vez que eles vão fechar a participação no Brasileirão contra o CSA em Maceió, onde, dependendo dos resultados da próxima rodada, ele poderá se transformar num duelo de “vida ou morte”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário